terça-feira, 21 de junho de 2011



Vera Viana

A capacidade criadora de Vera Viana pulsa e pede passagem! 
Sua poesia singela diz de sua identidade de menina do interior de nosso estado,  suas   (re)descobertas em seu  caminhar.
Aposentada que está no tempo presente, encontra-se em franca atividade intelectual nos limites que a vida impôs, após grave acidente vascular cerebral.
Dedica-se a sistematização de sua obra, composta de versos, contos e peças teatrais tendo como objetivo  transformá-los em livros.
Eis um poema, prontinho à espera de publicação.

      Doce Infância II  
Hoje é noite de lua cheia
Papai armou a rede na varanda,
Vamos contar estrelas. Vou ouvir
Muitas estórias de seres encantados

Quando olho no retrovisor,
Meu coração se enche de alegrias
Como foi feliz a menina Vera,
No entorno da cidade de Baixo Guandu

Não posso voltar no tempo,
Nem vou me lastimar
A mulher aqui vai bem
Olho bem para frente,
Depois da curva da ilusão:
Vejo a idosa Vera,
Muito feliz e realizada.
    * Vera Viana, dramaturga e atriz capixaba, em sua gestão na Secretaria de Cultura Esporte da Prefeitura Municipal de Vitória/ES, foram criadas a Lei Rubem Braga e Escola de Artes FAFI (1991)

5 comentários:

  1. Eu adoro essa escritora!

    ResponderExcluir
  2. As manifestações cênicas do estado do espírito santo sofreram grande impacto nos anos noventa com a gestão da secretaria de cultura vera Viana que esteve no governo da municipalidade da capital . Desse modo o maior grande proveito estabelecido no gerencialmente de vera foi a lei Rubem Braga que trouxe impacto para as manifestações culturais da grande vitória. Pena que essa lei apenas abraçou grupos elitista que pertencia a um grupos corporativista
    GEOVANE LEONARDO DOS SANTOS BRAGA, MESTRE PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO – UNIRIO. ATOR , PROFESSOR UNIVERSITÁRIO , COORDENADOR , JORNALISTA , RADIALISTA , ESPECIALISTA EM SUPERVISÃO ESCOLAR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal, esta sua percepção sobre a contribuição de Vera Viana!

      Excluir
  3. AS MANIFESTAÇÕES CÊNICAS DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO SOFRERAM GRANDE IMPACTO NOS ANOS NOVENTA COM A GESTÃO DA SECRETARIA DE CULTURA VERA VIANA QUE ESTEVE NO COMANDO CULTURAL DA MUNICIPALIDADE DE VITORIA . DESSE MODO O MAIOR GRANDE PROVEITO ESTABELECIDO NO GERENCIALMENTE DE VERA FOI À LEI RUBEM BRAGA. DESSE MODO, AS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS DA GRANDE VITÓRIA FORAM ALAVANCADAS. PENA QUE ESSA LEGISLAÇÃO ABRAÇA APENAS GRUPOS QUE SE SENTEM ELITISTAS. OS INVESTIMENTOS SÃO DIRECIONADOS PARA GRUPOS CORPORATIVISTAS . MUITOS CONSEGUEM BENEFÍCIOS DAS LEIS , ENTRETANTO NÃO PRODUZEM NADA PARA O ESTADO E PARA CULTURA LOCAL. PORTANTO AS LEIS DE INCENTIVO DEVEM SER INVESTIGADAS , POIS E DINHEIRO PUBLICO QUE ESTA SENDO JOGADO NO LIXO . AS PEÇAS TEATRAIS DO ESTADO SÃO LIMITADAS , MEDÍOCRES . POUCOS INVESTEM EM QUALIDADE .
    GEOVANE LEONARDO DOS SANTOS BRAGA, MESTRE PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO – UNIRIO. ATOR , PROFESSOR UNIVERSITÁRIO , COORDENADOR , JORNALISTA , RADIALISTA , ESPECIALISTA EM SUPERVISÃO ESCOLAR

    ResponderExcluir
  4. Compreendo o seu ponto de vista Geovane Leonardo.

    ResponderExcluir